quarta-feira, 29 de abril de 2009

8 passos para implantar Inteligência Competitiva na sua empresa

Em uma época de acelerada mudança, intensa competição pela maior oferta de produtos e serviços, muitas empresas buscam inovações, novos segmentos de mercado, monitorar a concorrência e principalmente entender a tempo de agir, as novas tendências de mercado
Tarefa nada simples. Porém, é nesta hora que uma empresa pode criar sua própria vantagem de gestão.
Entre as inovações não só de produtos e serviços, está a implantação de uma área, departamento, ou pelo menos de um profissional que esteja à frente destes desafios que determinarão o sucesso competitivo da empresa.
Para implantar um programa bem-sucedido com longevidade e resultados comprovados é bom lembrar que:
1 - Inteligência competitiva não é espionagem, pois espionagem é o uso de meios ilegais para coletar informações. Pode-se afirmar que espionagem industrial, ou econômica como é denominada nos Estados Unidos, é o oposto de Inteligência Competitiva.
Todas as informações que um profissional de Inteligência Competitiva precisa, podem ser coletadas através de uma variedade de ferramentas analíticas, como por exemplo, publicações e entrevistas, além de outros métodos éticos e legais.
Unindo-se a Society of Competive Intelligence Professionals dos Estados Unidos, um profissional assina o código de ética da SCIP. O código de ética proíbe quebrar as diretrizes de um empregador, leis e falsas identificações pessoais.
2 - Inteligência Competitiva e Contra- Inteligência não são a mesma coisa, uma vez que Contra- Inteligência é o processo de proteção das informações coletadas e analisadas, ou seja da Inteligência de uma empresa que uma pessoa com finalidades escusas podem estar buscando. Uma das medidas de contra-inteligência mais efetivas é a definição dos graus de acesso de disseminação das informações pela empresa.
3 - A importância da Inteligência Competitiva dá-se com o crescimento do comércio global e o desenvolvimento tecnológico que mudam o ambiente empresarial de hoje muito mais depressa do que antes. Os executivos já não podem tomar decisões empresariais ou estratégicas, baseadas em seus instintos ou intuições.
Em muitos setores econômicos, uma decisão errada pode tirar a empresa da liderança ou mesmo do mercado.
4 - Inteligência Competitiva não é só para grande empresas, empresas como IBM; MOTOROLA E XEROX, já perceberam a importância da Inteligência Competitiva e desenvolveram suas próprias operações. Mas, pequenas e médias empresas, podem desenvolver o mesmo processo, até poder competir, crescer no mercado e tornar-se uma futura empresa nas relações das 500 maiores.
5 - A Sociedade dos Profissionais de Inteligência Competitiva (SCIP) é uma organização global, sem fins lucrativos, que provê educação e oportunidades de networking para profissionais que trabalham no crescente campo da Inteligência Competitiva.
6 - A SCIP tem sido a associação de escolha mais rápida para os profissionais de Inteligência Competitiva. Atualmente a sociedade supera os 3.000 membros.
Os membros são especialistas em por exemplo: pesquisa de mercado, inteligência governamental, ciência e tecnologia. Trabalham nos mais variados segmentos econômicos.
7 - No mundo inteiro, vários membros da SCIP; estão permitindo que executivos possam tomar decisões com bases sólidas de informações, mantendo estas empresas bem posicionadas e lucrativas.
8 - O Código de ética da SCIP
Continuar aumentando o reconhecimento e o respeito da profissão.
Obedecer as leis aplicáveis no âmbito nacional e internacional.
Identificar-se e a organização, antes da revelação de informações importantes por outras partes envolvidas.
Respeitar todos os pedidos de confidencialidade das informações.
Evitar conflitos de interesse no cumprimento do dever.
Prover recomendações e conclusões honestas e realistas na execução do dever.
Promover este código de ética internamente na organização, com os contratados e em toda profissão.
Aderir fielmente a política, objetivos e diretrizes da organização.
Por isso, Gary Hamel e Bill Breen em O Futuro da Administração (Campus) afirmam "...pense no avanço revolucionário dos produtos das últimas duas décadas, que mudaram nossa maneira de viver: computador pessoal, telefone celular, música digital, e-mail e Internet. Agora, tente pensar em uma mudança notável na prática de gestão, que tenha tido impacto semelhante no âmbito dos negócios – qualquer coisa que tenha mudado radicalmente a forma como as grandes empresas são administradas. Não é fácil, é?..."
Pode ser que você não concorde com estes autores, mas um pensamento merece reflexão: "não é a excelência operacional ou novos modelos de negócios, mas a inovação em gestão – novas maneiras de reunir talentos, distribuir recursos e formular estratégias, que estimulam o sucesso de longo prazo de uma empresa".



Alfredo Passos é Partner da KMC, Professor ESPM, autor dos livros "Inteligência Competitiva - Como fazer IC acontecer na sua empresa" e "E a concorrência... não levou! - Inteligência Competitiva para gerar novos negócios empresariais", ambos editados pela LCTE Editora.

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