domingo, 22 de março de 2009

Criatividade na empresa

Em tempos de competitividade, quando as soluções precisam ser encontradas de forma cada vez mais intensa, as empresas começam a valorizar o potencial criativo de seus colaboradores. Embora ainda exista resistência, os programas oferecidos para o desenvolvimento da criatividade, sejam em equipes ou individualmente, já começa a fazer parte do dia-a-dia das organizações.
A criatividade é um fenômeno complexo que requer a atenção de todos os que se dedicam à gestão de pessoas, pois essas necessitam encontrar espaços propícios para a expressão de suas idéias e valores. As pessoas necessitam de condições para criar no ambiente de trabalho, o que se daria de uma forma complexa. Não se pode, porém, generalizar e concluir que todas elas, sob as mesmas condições de trabalho, apresentem ações criativas.
Desenvolver a criatividade passou a ser um desafio para a gestão de pessoas nas organizações, pois não existe receita pronta. O esforço requer adoção de políticas organizacionais que valorizem as pessoas, preparando gestores e condições de ambiente favorável a esse desenvolvimento. Segundo Araújo (2003), criatividade é "uma função psicológica. Tem apenas que ser reativada, reanimada, treinada". Todos nós somos criativos, sem exceção. O que vai diferenciar uma pessoa da outra é a forma como conviverá com este "software" dentro dela.
Num mercado fortemente competitivo, ser criativo não é apenas uma habilidade desejável, mas requisito fundamental para conquistar o sucesso. Hoje, a criatividade é, cada vez mais, sinônimo de empregabilidade.
Para Maslow (2003), "O homem criativo não é um homem comum ao qual se acrescentou algo. Criativo é o homem comum do qual nada se tirou". Ele chama a atenção para a influência poderosa das forças adversas presentes na nossa cultura e a criação que nos impedem de desenvolver e realizar o nosso potencial de criação.
No mundo dos negócios, associa-se inovação à área de pesquisa e desenvolvimento, não se percebendo que essa pode se dar em qualquer área da organização. O ideal é que a inovação seja incorporada de maneira sistêmica e de continuação aos processos e a cultura da empresa. Empresas bem sucedidas sabem da importância de proporcionar e manter a criatividade no ambiente de trabalho, porém a maneira de cultivar isso não é somente olhando à frente, mas também ao redor. A inovação muitas vezes não vem de competidores mais fortes e mais ricos, mas de iniciativas ousadas, com pequenos passos que acabam provocando grandes mudanças, ou seja, a organização não deve procurar valorizar só o que gira em torno da empresa.
Segundo Teixeira (2002), uma das características universais das empresas inovadoras é a cultura aberta, que procura proporcionar um ambiente desafiador decorrente de idéias brilhantes de pessoas que atuam num ambiente estimulante.
Marcelo Petrelli, em artigo para o Sebrae (2006), comenta que para se ter colaboradores mais criativos dentro da empresa, é preciso estimulá-los a pensar de forma criativa. O autor cita, abaixo, algumas das atitudes que estimulariam as pessoas a se "arriscar" e expor suas idéias com mais naturalidade:Reconhecimento público;Liberdade de expressão;Flexibilidade nos horários de trabalho - com atenção voltada a resultados;Apoio às iniciativas de expor idéias, mesmo que não sejam aproveitadas;Recompensas financeiras.
A criatividade é uma forma de contestar o modelo que existe, ou seja, é apresentar algo novo, independente das críticas que poderão existir pela ousadia. Para ser criativo é fundamental que se acredite no que se está propondo e ter, acima de tudo, confiança. Enfim, devemos ser criativos até na hora de mostrarmos o que criamos. Deste processo criativo resultarão novos conhecimentos que passarão a fazer parte dos bens intangíveis da empresa e que necessitarão ser gerenciados adequadamente. Portanto, não existe uma receita milagrosa para gerar idéias criativas no trabalho, existe, sim, a necessidade de se pensar ações que apóiem e estimulem a criatividade dos colaboradores e grupos, respeitando a individualidade cultural de cada organização. Profissionais acomodados e vencidos pela rotina pagarão um preço muito alto por esta estagnação. A criatividade pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. É ela que irá selecionar e destacar pessoas.

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