terça-feira, 31 de março de 2009

Inteligência Competitiva no Ponto-de-Venda em Tempos de Incertezas Econômicas

Entramos na era dos produtos e serviços parecidos, onde muitas vezes os profissionais de marketing e vendas buscam diferenciar suas respectivas empresas, produtos ou serviços pela comunicação com seus clientes e consumidores.
A comunicação de massa, que busca persuadir pessoas e levá-las até um "ponto de venda", tem seu grande teste quando o cliente ou o consumidor compra ou não aquele produto ou serviço. Por isso, se torna cada vez mais importante pensar no local "onde a compra acontece".
Os estudos de mercado, bem como pesquisas com clientes e consumidores, buscam informações cada vez mais detalhadas sobre os reais motivos e razões para uma compra.
Por isso, é preciso criar uma atmosfera de compra no local que pretendemos vender um produto ou serviço, fazer com que o consumidor se sinta bem no local de compra, seja ele qual for, cuidar da arrumação, organização, exposição e decoração do produto ou serviço. Torna-se necessário trabalhar “cada vez melhor" o local de venda.
Para isso, é preciso levar em consideração desde o lay-out, exposição, vitrines, cartazes, iluminação, cores, decoração, serviços, limpeza, atendimento, entre outros.
E por estar atento a este trabalho de ambientação, muitas empresas passaram a investir não só no local, mas em conhecer a percepção do cliente, seu relacionamento com as marcas, entre outros dados, para fazer uma coleta de informações.
Em tempos de necessária rapidez para superar a concorrência e chegar com produtos e serviços antes que outras empresas o façam, (resultando assim em aumento do giro no estoque e da rentabilidade), mostra a profundidade e a maior especialização para se lidar com dezenas ou milhares de pontos de venda, nesta vasta extensão territorial brasileira.
Por isso, em outros países, onde a concorrência em alguns segmentos leva a um acompanhamento diário, por vezes no início e no final do horário comercial (ex: alimentos, bebidas, telefones celular) não só dos estoques, mas da ação da concorrência, o profissional de Inteligência Competitiva tem sido um grande participante do trabalho junto às equipes de vendas, promoção de vendas e merchandising.


Sandra Maria Martini - Partner da Knowledge Management Company, Psicóloga, Especialista em Práticas do Consumo, Professora Universitária e Co-autora do livro E a Concorrência...Não Levou! Inteligência Competitiva para Gerar Novos Negócios Empresariais. Este texto integra um dos capítulos do livro “Inteligência Competitiva – Como Fazer IC Acontecer na Sua Empresa”, ambos publicados pela LCTE Editora.

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